Dúvidas

Declaração ou Certidão de Óbito
Declaração de óbito ou Atestado de óbito é o documento emitido por um médico que declara o término da vida de um indivíduo, apontando também as causas que ocasionaram a morte (causa mortis). Certidão de óbito é um documento emitido por um cartório de Registro Civil a partir de um assento lavrado em um livro de registro sem o qual não ocorre o sepultamento. Uma certidão de óbito pode ser emitida a qualquer tempo e indefinitas vezes, enquanto uma declaração ou atestado de óbito é um documento único, não sujeito à lavratura de registro e, portanto, não reproduzível.
O que fazer em caso de morte?
Todo assunto relacionado à morte nos causa receio mas para enfrentar a situação sem maiores transtornos apresentamos os primeiros procedimentos a serem realizados em caso de falecimento de um ente querido. O Cemitério Parque de Campo Grande apresenta neste espaço as principais dúvidas, os procedimentos, documentação e serviços oferecidos por nossa empresa. Estamos a disposição, todos os dias, 24 horas nos telefones 3388-5606/3346-0129/8467-4480 Ou se preferir, entre em contato conosco no e-mail: contato@cemiterioparquecampogrande.com.br
O que é um cemitério parque?
Os cemitérios parques dispensam a construção de sepulturas, apresentam um conjunto paisagístico em harmonia com a natureza proporcionando momentos de evocação e reflexão. Diferenciam-se dos cemitérios tradicionais por não permitirem qualquer tipo de construção acima da superfície.
Procedimento em caso de morte violenta.
É considerada morte violenta qualquer tipo de acidente de trânsito, homicídio, suicídio, queda, afogamento, incêndio, explosões, atropelamento por trem, etc. Nesses casos, entrar em contato com o SAMU (192) ou Corpo de Bombeiros (193) para a constatação da morte violenta, e estes acionam a perícia e encaminhamento para o IML (Instituto Médico Legal), onde será realizada a necropsia para a comprovação da causa mortis.
Procedimentos em caso de Morte Natural.
A morte natural pode ocorrer na residência ou no hospital. Na residência: Caso o falecido tenha assistência médica, a família deverá entrar em contato com o médico que o acompanhava para que ele possa atestar a causa mortis; posteriormente, entrar em contato com uma funerária para a remoção e encaminhamento do falecido. Caso o falecido não tenha assistência médica entrar em contato com o SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193 para a constatação da morte natural e encaminhamento para o Serviço Verificação de Óbito (SVO) onde o médico de plantão irá atestar a causa mortis e fornecer a declaração de óbito. No hospital: Quando a pessoa que faleceu estava internada, o próprio hospital irá fornecer a declaração de óbito e nesse caso irá orientar quanto aos procedimentos.
Documentos para registro de óbito
A Certidão de Óbito é o registro do falecimento, feito em Cartório Civil do distrito onde ocorreu o óbito, deve ser solicitada imediatamente após o falecimento do cidadão. O funcionário da agência funerária é quem encaminha os dados do falecido ao Cartório de Registro Civil para solicitar a Certidão de Óbito. O documento deve ser retirado por um familiar. Para requerer a certidão de óbito são necessários os seguintes documento 1. Atestado de Óbito; 2. Carteira de Identidade; 3. Certidão de Nascimento (no caso de menores de idade) ou de Casamento; 4. Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); 5. Título de Eleitor; 6. Certificado de Reservista, se for o caso; 7. Cadastro de Pessoa Física (CPF); 8. Cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); 9. Número de inscrição no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O que é um jazigo?
É o espaço reservado nos cemitérios para o sepultamento. Nossos jazigos são de 3 ou 6 gavetas, contendo um ou dois ossuários, respectivamente, com capacidade para 2 ou 4 inumações cada. Passado o período mínimo exigido por lei (5 anos) pode se efetuar a exumação da gaveta para o ossuário, liberando a gaveta, mas permanecendo no espaço reservado para a família.
Posso sepultar apenas familiares?
Não. O proprietário pode autorizar o sepultamento de qualquer pessoa que ele desejar mediante solicitação junto a nossa administração.
O que é Exumação?
Exumar significa retirar os restos mortais do Jazigo,colocando em urna especial para esse procedimento, possibilitando a reutilização da gaveta do Jazigo para o próximo sepultamento.Conforme Lei Municipal de nº.1293,de 21 de setembro de 1994,(RESOLUÇÃO SES/MS/Nº.79,de 20/01/1994) capítulo VIII,artigo 43. "A exumação de cadáveres deve respeitar o prazo de 5(cinco) anos,contados da data de óbito.No caso de crianças de até 6 (seis) anos de idade,este prazo poderá ser reduzido para 2(dois) anos".

Av. Senador Filinto Muller, 2603
Vila Ipiranga
Campo Grande - MS
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